Está procurando emprego em Portugal? Há várias empresas contratando
Somente a Embraer, que controla a OGMA, tem 200 vagas em aberto. Mas as oportunidades estão espalhadas por áreas como as de tecnologia, beleza e alimentação. Prepare o currículo e a documentação.
Brasileiros que moram em Portugal ou desejam viver no país europeu devem ficar atentos: há boas oportunidades de empregos em empresas de diversos setores da economia. Somente a gigante Embraer, que controla, em solo português a OGMA, do ramo aeronáutico, está com 200 vagas em aberto.
Os postos de trabalho, segundo o site da companhia, destinam-se ao reforço das equipes de produção e suporte, especialmente com formação em engenharia ou gestão industrial. São cargos de engenheiros de planejamento, gestor de transportes e aduaneiros, engenheiros de produção, coordenador de engenharia aero-estrutural, operador de máquinas e técnico de qualidade, entre outros.
Por questão estratégica, nem a Embraer nem a OGMA informam os salários ofertados para cada função. Como se trata de um mercado muito específico e bastante competitivo, os valores são acertados diretamente com os interessados. A planta portuguesa da Embraer está operando a todo vapor, pois se tornou o centro de montagem dos avisões A-29 Super Tucano, já adaptados para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O presidente da empresa brasileira, Francisco Gomes Neto, confirmou que também os cargueiros militares KC-390 terão configuração para a OTAN.
Em forte processo de expansão, a Watermelon Tecnologia, com escritórios em Lisboa e no Porto, está contratando pelo menos 30 profissionais. “Neste momento, temos 30 vagas em aberto, mas a perspectiva é de dobrar esse número”, afirmou a diretora de Recursos Humanos da companhia, Regina Bronstein. Ela explicou que o total de contratações é cíclico, variando de acordo com a demanda da companhia, originária de Campinas, São Paulo.
A oferta de vagas de trabalho em Portugal atrai muito gente, mas é preciso seguir regras básicas para que o desejo de se ter um contracheque mensal não se transforme em frustração. Os brasileiros que vivem em território luso, por exemplo, necessitam estar com toda a documentação em dia. As empresas não aceitam contratar pessoas que possam trazer problemas com a fiscalização e precisam preservar a imagem.
No caso daqueles que estão no Brasil, o primeiro passo é buscar um dos consulados portugueses espalhados pelo país para obter um visto de trabalho. Portugal facilitou a vida de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), incluindo os brasileiros. Esse visto permite a procura de emprego em Portugal por até 120 dias. Mas é preciso comprovar capacidade de se manter no país durante esse período. Há outro empecilho no meio do caminho, lembrou a solicitadora Elisa Hachem: os consulados estão demorando meses para conceder a documentação, por falta de pessoal.
“Sonha em viver em Portugal com uma vaga de trabalho garantida? Nós podemos te ajudar a transformar esse sonho em realidade! Entre em contato com a Followup agora e descubra como dar os primeiros passos rumo a essa conquista. Não perca essa oportunidade – sua nova vida em Portugal está mais perto do que você imagina!”